Muitas ideias nascem de pequenos acasos.
Foi o que aconteceu com a Bplan, marca que nasceu a partir do know-how da AF Azevedos, empresa na área da metalomecânica de precisão, há mais de 40 anos.
A empresa emergiu da produção de moldes, cunhos e cortantes, tendo progredido na sua capacidade produtiva, com a aposta em equipamentos tecnologicamente evoluídos e na diversificação das áreas de intervenção, permitindo, assim, o fornecimento de produtos acabados No material sobrante da sua produção, nomeadamente do processo de corte laser, apareciam padrões e formas que despertaram o interesse dos responsáveis da empresa, revelando-se o potencial da riqueza formal daquele material, cuja vida estaria ali a terminar e com o qual podiam nascer novos produtos, aliando-se a originalidade e a criatividade ao mindset habitual da precisão e rigor que o trabalho da AF Azevedos exige.
Um dos trunfos da Bplan é também o facto de poder desenvolver, desde uma fase de desenho e planeamento até à conceção final, produtos altamente personalizados e ao gosto do cliente. O que fez com que estes se tenham adaptado tão bem em diversas geografias, com destaque para Marrocos, Dubai, Arábia Saudita, Estados Unidos e por toda a Europa. Por exemplo em França, onde, decorre atualmente, uma obra em duas estações do metro de Paris. Ainda que represente apenas cerca de 10% da globalidade de mercados da Bplan, o mercado português é também relevante para a empresa, com clientes sobretudo nas áreas da hotelaria, restauração, entre outros.
A Bplan trouxe, assim, uma necessidade de adaptação perante um produto mais guiado pela criatividade, direcionado para um cliente diferente do da AF Azevedos – arquitetos, designers e decoradores de interiores. Como forma de testar o mercado e a aceitação destes artigos, a Bplan investiu o seu esforço e dedicação em diversas feiras de Construção Internacional, que culminaram com um feedback bastante positivo por parte dos seus novos públicos
Assim, foram nascendo os painéis decorativos com diversas aplicações – tetos, divisórias, fachadas, entre outros – as peças de mobiliário e a iluminação decorativa. Tudo em metais variados, com destaque para o alumínio, por se tratar de um material ainda pouco explorado em algumas destas áreas. Para além disso este material apresenta inúmeras vantagens, nomeadamente, nomeadamente a sua estabilidade e alta durabilidade, o seu bom desempenho face a altos níveis de humidade, a sua leveza enquanto metal, a possibilidade de ser trabalhado de forma a resistir a climas adversos e à proximidade com o mar, bem como a sua quase inexistente necessidade de manutenção.
Posto isto, o potencial de criação de novos produtos é imenso. Muito do trabalho da Bplan passa por mudar mentalidades, mostrar que o metal é versátil, com um espectro de utilizações que vai desde desde a criação do mobiliário de um quartoaté ao revestimento de fachadas, tendo características técnicas e criativas que podem até no futuro enquadrar-se em ambientes de navios de cruzeiro.
Atualmente, a Bplan conta com a Bset, a sua primeira linha de produtos próprios, desenvolvidos a partir de um conceito comum, tendo sempre presente fatores de sustentabilidade, particularmente ao nível do embalamento e transporte, permitindo que o cliente final construa o seu objeto a partir de um elemento básico da geometria: o plano… Mantenha-se atento ao nosso site, blog e redes sociais, para saber mais acerca deste novo projeto, que estará brevemente disponível para venda online.